Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Raio-X

Raios-X

Tito e Luca

Pense consigo quantas vezes você precisou fazer uma Radiografia. Agora tente lembrar quantas vezes você se questionou sobre como funciona o processo para se obter uma Radiografia e como ele surgiu...

Bem este artigo foi escrito para responder esta pergunta que todo mundo, ou quase todo mundo já se fez pelo menos uma vez na vida!

Os Raios-X foram descobertos há cerca de 115 anos atrás, numa tarde de Novembro do ano 1895, pelo professor e físico alemão Wilhelm Röntgen, e o por incrível que pareça o que levou o professor a ganhar a capacidade de ver o “invisível” foi um acaso do destino. Wilhelm, como muitos outros profissionais da área faziam na época, conduzia uma pesquisa sobre o ‘Tubo de Raios Catódicos’ inventado alguns anos antes, uma espécie de tubo condutor elétrons. Naquela tarde ao ligar o tubo uma placa de um material fluorescente, próximo ao aparelho, começou a brilhar, o físico desligou o Tubo e o brilho sumiu, ao religar-lo o brilho voltou a aparecer. Após o ocorrido, Röntgen ficou enfurnado em seu laboratório por semanas até descobrir o que era aquilo, nesse tempo ele observou que mesmo se colocasse livros ou até mesmo chapas de alumínio entre o material fluorescente e o tubo, o brilho continuava a ocorrer.

Com isso ele deduziu que algo irradiava do tubo e atravessava essas barreiras atingindo a placa, então após mais de um mês da primeira observação Wilhelm colocou a mão de sua esposa entre o tubo e uma chapa fotográfica e fez com que a misteriosa radiação atravessasse-a por cerca de 15 minutos, ao ser revelada, a chapa apresentava a sombra do esqueleto da mão, estava feita então a primeira Radiografia da história:

Quando apresentada a sociedade, a reação foi de puro deslumbramento, todos queriam ver o próprio esqueleto! A nova descoberta rendeu a Röntgen o Prêmio Nobel de Física do ano de 1901. Porém tudo isso teve um “preço” para o professor, era desconhecido na época que a radiação era extremamente perigosa para o ser humano, e devido às contínuas exposições de Wilhelm a radiação, o físico desenvolveu diversos tumores pelo corpo, que o levaram ao falecimento no ano de 1923.

Agora sempre que tirarmos uma Radiografia, vamos lembrar desse cientista que contribuiu tanto para a medicina e para humanidade e que deu a vida por sua pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário