Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Química para matar a fome

Química pra matar a fome

Alimentos instantâneos

Letícia Costa Peres e Maria Alice de Paula Vardiero

Alimentos instantâneos são aqueles que ficam prontos em minutos e na maioria das vezes apenas com a adição de água quente. Esses alimentos são mais práticos e rápidos e a sua produção trata-se de ciência. Para ser mais precisa de química.

A desidratação é a retirada da água presente nos alimentos. Graças a esse método, os alimentos conservam-se por longos períodos e podem ser preparados com facilidade.

Os processos de desidratação são muito simples. Podem ser utilizados dois tipos de processos. Um deles é o método clássico, em que os ingredientes são aquecidos e assim, desidratados. O outro método é a liofilização, que consiste em congelar os alimentos.

Os alimentos instantâneos vêm se tornando uma alternativa nos dias atuais: são baratos, fáceis de transportar e ainda mantêm as propriedades nutricionais originais.

A desidratação é um dos métodos mais seguros de preservação dos alimentos. Trata-se apenas de retirar a água. É um processo pouco agressivo que não altera a estrutura dos alimentos, retendo a maior parte do seu conteúdo nutricional. Neste processo, não é necessário acrescentar conservantes, dado que as bactérias e os bolores não se desenvolvem em locais secos.

Sem percebermos, usamos todos os dias inúmeros alimentos que passam por processos semelhantes sem qualquer restrição. O que não falta são exemplos de ingredientes dos quais são retirados a totalidade ou parcialmente a água para ficarem secos e poderem durar mais tempo sem precisarem de conservantes. É o caso do feijão e do grão-de-bico que temos de demolhar antes de cozinhar, do louro ou do orégano para temperar, dos chás de ervas, do queijo, bacalhau, uvas passas, ameixas secas, etc.

A facilidade de manuseio e a praticidade são argumentos mais que convincentes para aqueles que, por falta de tempo ou de vontade de cozinhar, usam alimentos instantâneos.

Bibliografia:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/126/quimica-para-matar-a-fome-em-cinco-minutos/quimica-para-matar-a-fome-em-cinco-minutos-0

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/liofilizacao-alimentos-desidratados.htm

http://cybercook.terra.com.br/ver_dica_cooknauta.php?coddic=365

http://activa.aeiou.pt/artigo.aspx?contentid=01571854-37CE-4BE1-8193-78B1ACE4E082&channelid=25809BA1-401C-4F38-A873-62283B2B39A3

Nenhum comentário:

Postar um comentário